Da mesma forma, hoje muitos programas para estudar para concursos facilitam a preparação de mapas mentais .

Ao criá-los, escrevemos o conceito-chave no meio de uma folha de papel disposta horizontalmente. A partir dele desenhamos linhas radiantes, cada uma de uma cor diferente. Essas linhas devem corresponder a uma determinada categoria de informação relacionada ao tema do nosso mapa, e a partir delas corremos outras menores, referentes a informações mais detalhadas.

Palavras individuais, conceitos, dados são escritos em letras maiúsculas e, sempre que possível, tentamos apresentá-los graficamente, de acordo com o princípio de que a imagem fala mais alto que a palavra. Uma nota bem elaborada permite que você repita facilmente os conteúdos mais importantes e é uma espécie de guia para ajudá-lo a relembrar as informações que está aprendendo.

Por isso, é importante que o que é mais importante nos chame a atenção – seja distinguido pela cor, imagem ou outra forma (por exemplo, tipo de fonte). Ao preparar as anotações da forma descrita, o aluno concentra-se melhor no conteúdo, analisa o material, compreende-o melhor e, assim, retém mais.

Embora vários métodos de citação, inclusive lineares, sejam igualmente bons, e cada um desenvolva sua própria forma de citação, vale a pena conhecer e utilizar diferentes tipos de notação. Isso porque estimula o pensamento criativo e pode motivá-lo a retornar às anotações escritas de uma forma diferente. Flávia Rita questões vunesp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *