Além do fato de que através do uso da tecnologia disponível a qualquer momento

(Imprensa, rádio, televisão, computador, telemática, etc.) ou outros problemas especiais recebem a correspondente oportunidade de participar deles. Então, também nesse sentido, a qualidade da “abertura” é mais acentuada na faculdade EAD quando comparada a outras formas tradicionais de ensino.

O conceito de educação aberta é muitas vezes uma abordagem teórica ou formal da realidade que, devido aos trâmites burocráticos e à diversidade de alunos candidatos e das suas capacidades, acaba por resultar num falso relatório. Uma definição bastante ampla de Educação Aberta (Open Learning/Educação) refere-se à possibilidade de o aluno aprender em seu próprio tempo, ritmo e local, aumentando assim suas opções e a possibilidade de acesso.

Mais especificamente, o termo Educação Aberta descreve uma variedade de arranjos que ajudam a remover barreiras de acesso e dão maior responsabilidade ao aluno em todos os assuntos relacionados à educação. Segundo outros pesquisadores, as duas condições anteriores (possibilidades de acesso e processo centrado no aluno) não ocorrem de forma automática e simultânea, mas, ao contrário, podem haver motivos para conflitos na consecução desses dois objetivos.

Mais ainda, quanto mais amplo for um programa de E-learning (pelo que se dirige a grandes massas de alunos), mais esporádica e fragmentada corre o risco de se tornar a comunicação direta com o professor e os colegas, com efeitos adversos na a qualidade da educação. Com base em tudo o que foi exposto, conclui-se que os conceitos de Educação Aberta e Educação Aberta não podem se substituir e muitos programas da primeira categoria não possuem as características da segunda. Em última análise, a relação desses conceitos com a Educação Flexível é aquela dos três círculos parcialmente sobrepostos na figura abaixo. https://www.unoeste.br/graduacao/faculdade-de-design-interiores-ead

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